NEWS

3 chaves para reduzir a inadimplência das Utilities na América Latina

Created 14 mar 24

A redução das taxas de inadimplência representa um desafio significativo para as utilities na América Latina. De acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) em seu estudo "Dinâmicas e desafios do investimento para impulsionar uma recuperação sustentável e inclusiva", a incobrabilidade de contas tem repercussões negativas e pode afetar vários aspectos em um país, como a qualidade dos serviços, a economia e o custo de vida.

Segundo o mesmo estudo, em 2021 foi registrado que a taxa de inadimplência de serviços essenciais na região era de 30%, o que se traduz em três em cada 10 usuários não pagando suas contas de água, eletricidade, gás, transporte público ou telecomunicações. Também revelou que os principais motivos para a não realização do pagamento foram devido à priorização de outras despesas durante a pandemia, aumento do desemprego, altos níveis de inflação na região e a guerra entre Ucrânia e Rússia.

Neste contexto, é possível destacar 3 grandes desafios que as empresas de utilities devem abordar para enfrentar diretamente os atrasos de pagamento de seus serviços:

  1. Persistente brecha digital em utilities para integrar novas tecnologias em seus processos de cobrança e faturamento.
  2. Flexibilidade e opções de pagamento que se adequam às necessidades e realidades de cada usuário.
  3. Falta de integração de métodos de pagamento digitais e físicos nos momentos-chave do consumo do usuário.

Como lidar com a inadimplência?

A Bemobi desenvolveu uma solução que combina três chaves essenciais para otimizar o processo de pagamento, integrando várias funcionalidades que aumentam as taxas de conversão, reduzem os níveis de atrasos e melhoram a experiência do usuário.

Pagamentos mais fáceis

  • Compreender os usuários de utilities e oferecer canais, métodos e condições de pagamento de acordo com suas necessidades aumenta a probabilidade de eles pagarem suas contas. Uma combinação inteligente, integrada e orquestrada de canais de pagamento físicos e digitais garante uma experiência de usuário consistente e reduz as complexidades de processamento para as empresas.

Flexibilidade de pagamento

  • A realidade das famílias é diversa, e as razões para acumular dívidas variam. Compreender esses contextos e fornecer aos usuários a opção de escolher entre várias condições de pagamento para suas contas é essencial. Seja por meio de um pagamento único, modo recorrente ou a possibilidade de dividir a conta em até 24 parcelas, o usuário deve ter a liberdade e a possibilidade de escolher a melhor opção para ele.

Aproveitar momentos-chave

  • Conhecer as necessidades e hábitos de consumo dos usuários permite identificar momentos cruciais para melhorar sua experiência. Tal é o caso de uma possível interrupção do serviço. Fornecer facilidades de pagamento nesse contexto não apenas evita a suspensão do serviço, mas também contribui favoravelmente para o bem-estar financeiro deles. Além disso, permite otimizar os custos operacionais evitando despesas futuras relacionadas a reconexões ou ativações. A Bemobi oferece uma solução física através de POS inteligentes, que permite à equipe receber o pagamento facilmente e cancelar automaticamente ordens de desconexão diretamente no local.

Um modelo com impacto social

Para Denis Maia, Vice-Presidente de Desenvolvimento Corporativo da Bemobi, a solução de pagamento digital não se limita apenas ao pagamento de contas, mas desempenha um papel mais amplo ao oferecer diversas opções de pagamento e flexibilidade, o que se traduz em alívio financeiro que melhora significativamente a experiência do usuário e permite que eles mantenham seu serviço conectado.

O impacto social na vida de nossos clientes de utilities é bastante impressionante. Quando consideramos que oferecemos todos os métodos de pagamento possíveis, incluindo até 24 parcelas, isso pode mudar sua realidade econômica. Podemos ver em nossas estatísticas que quase 50% de nossas transações são feitas em parcelas. Portanto, fornecemos uma solução de fluxo de caixa para esses clientes para evitar a desconexão.

Em um ano, a Bemobi processa mais de 1,3 trilhão de dólares em transações de pagamento apenas no Brasil.

Você também pode se interessar em assistir às Sessões Bemobi de Denis Maia: "O impacto social dos pagamentos omnichannel em Utilities".

Se desejar mais informações sobre as soluções de pagamento digital da Bemobi, pode preencher o seguinte formulário, e entraremos em contato em breve.

crossmenu