NOTÍCIAS

Especialistas em Dados Móveis: Como a Bemobi une Telecomunicações com Finanças

Criado em 23 maio 24

Visando ampliar o acesso aos serviços financeiros e ao uso de cartões de crédito, o setor financeiro está focado em compreender melhor os clientes que desejam utilizar produtos e serviços bancários.

Quando um banco lida com clientes sem histórico bancário, enfrenta a falta de informações que dificulta a avaliação durante o processo de integração desses clientes. É aqui que a Bemobi atua, conectando os setores de telecomunicações e financeiro, trabalhando com operadoras móveis para criar perfis com base no uso de dispositivos móveis, considerando os hábitos e comportamentos dos usuários.

Pontuação Móvel

A solução de Pontuação Móvel da Bemobi nalisa uma variedade de dados relacionados ao uso de serviços de telefonia móvel pelo consumidor para aprimorar a avaliação da solvência. Alguns desses dados incluem:

  • Frequência e data de recargas.
  • Tempo gasto na rede da operadora.
  • Quantidade de mensagens recebidas e enviadas.

Essas informações são então processadas por algoritmos desenvolvidos pela Bemobi, adaptados às necessidades específicas de cada instituição financeira e previamente autorizados pelo consumidor. Isso garante a troca de dados de forma anônima conforme as regulamentações locais de privacidade, protegendo os dados pessoais dos usuários.

A Pontuação Móvel da Bemobi realiza mais de 2 milhões de verificações por mês no México.

Adicionamos uma série de novos dados sobre uma base não bancarizada sobre a qual os bureaus de crédito não têm informações. Enriquecemos as fontes tradicionais com dados adicionais que nossos modelos fornecem.

André Andrade, vice-presidente da Bemobi para a América Latina

Quais dados são usados durante o processo de originação?

Quando um usuário deseja abrir uma conta bancária ou adquirir um produto como um cartão de crédito, a instituição financeira solicita seu número de celular e consentimento para verificar seus dados.

A solução da Bemobi analisa então o histórico da linha móvel e gera uma pontuação que é entregue ao banco em tempo real. O banco utiliza essa pontuação para determinar se aceita esse novo cliente e em que condições o fará, podendo complementar a análise com suas próprias informações ou outras fontes de dados.

No México, a tecnologia de Pontuação Móvel é atualmente utilizada na emissão de cartões de crédito, mas também está sendo aplicada em outros setores, como empréstimos pessoais e aquisição de veículos e imóveis.

O serviço, que começou a ser desenvolvido em 2019, cresceu 250% ao ano em receita e volume de verificações.

A prova de que nossos dados funcionam é o crescimento que estamos experimentando em receita, volume de transações e clientes. Estamos integrando um novo cliente a cada mês.

André Andrade, vice-presidente da Bemobi para a América Latina

Fonte: The Mobile Time Latinoamérica

Para mais informações sobre nossa solução de Pontuação Móvel, preencha este formulário e nós entraremos em contato em breve.